Get Up to 40% OFF New Furniture Deals * Limited time only.

o que é bim na engenharia?

O BIM (Building Information Modeling) é muito mais do que uma nova tecnologia. É um processo complexo que engloba toda a arte de projetar e construir em um único
lugar. O Building Information Modeling ajuda arquitetos e construtores a criar de maneira mais prática e eficiente, seguindo as mudanças no mercado.

Era preciso que os profissionais da área da construção civil encontrassem formas de aprimorar ainda mais o ato de projetar. Foi então que o BIM foi criado. As moradias, edifícios empresariais e até mesmo as vias públicas, tudo isso deve ser projetado pensando no futuro das nossas cidades. E o BIM é a ferramenta capaz de fazer isso. Projetar para o futuro.

O BIM pode ser encontrado na AEC (Architecture, Engineering and Construction) Collection da Autodesk.
Essa coleção da Autodesk fornece todas as ferramentas necessárias para os profissionais da construção civil. Com elas, é possível projetar tanto em CAD como em BIM, de forma totalmente integrada e prática. Para dar um exemplo bem simples de como o CAD é diferente do BIM, vamos pensar no desenho de uma parede externa.


Em CAD, essa parede externa é somente isso, um desenho formado pela junção de linhas e pontos. Utilizando o CAD, o projeto, o memorial descritivo e os orçamentos, são tarefas separadas que serão colocadas juntas posteriormente. Dessa forma, qualquer alteração em um deles, leva a um processo de alteração manual nos outros.
Utilizando o BIM, essa mesma parede é uma representação do objeto em si, no caso, uma parede. Com o BIM, todas as informações daquela parede serão feitas de forma interligada pelo processo.
Assim, quando você fizer uma modificação, todas as outras informações também serão atualizadas de maneira automática. Agora, para explicar como o BIM é utilizado em cada etapa de uma obra, podemos dividir o processo em 4 passos:

  • Planejamento
  • Projeto
  • Construção
  • Operação

No planejamento é feita toda análise necessária. Análises do terreno, do entorno e como a obra irá interagir com ambos. É a fase em que todo detalhamento e os primeiros modelos 3D da construção são feitos. É nessa fase em que são definidos o orçamento e os prazos para a obra. O projeto se inicia assim que todas as análises forem concluídas no planejamento.
Nessa parte do processo, é feito todo o projeto 3D da estrutura, bem como o detalhamento dos espaços. Ainda na fase de projeto, arquitetos, engenheiros e construtores trabalham de forma
integrada utilizando o sistema BIM. O trabalho é feito de forma a minimizar possíveis erros de projeto, pois tudo é atualizado em tempo real em todos os departamentos responsáveis pela obra.

O projeto se inicia assim que todas as análises forem concluídas no planejamento. Nessa parte do processo, é feito todo o projeto 3D da estrutura, bem como o
detalhamento dos espaços. Ainda na fase de projeto, arquitetos, engenheiros e construtores trabalham de forma integrada utilizando o sistema BIM.

O trabalho é feito de forma a minimizar possíveis erros de projeto, pois tudo é atualizado em tempo real em todos os departamentos responsáveis pela obra. Depois de tudo concluído, é hora da construção da obra. Nessa fase, o BIM é utilizado de forma integrada pelos engenheiros e construtores para checar o andamento geral da obra. Com a construção concluída, todas as informações coletadas utilizando o BIM são entregues para a empresa responsável pela obra.

Com o BIM, tudo que foi feito, desde a etapa do planejamento, é salvo e fica disponível para qualquer consulta futura. Dessa forma, qualquer obra de manutenção ou até mesmo uma possível demolição podem ser feitas sem grandes problemas.

Vantagens do BIM

As vantagens do BIM são inúmeras. Para entender um pouco mais sobre as vantagens desse sistema que está revolucionando o mercado da construção civil é só ler a lista abaixo.

1. Redução de custos e economia de recursos

A maior vantagem ao utilizar o BIM é saber com antecedência quanto a sua obra vai custar. Utilizando o sistema, é possível determinar já na fase do planejamento qual o custo total da sua obra. Os arquitetos podem utilizar as ferramentas no BIM 360 Docs para estimar os custos dos materiais, do transporte e da mão de obra. Outra possibilidade com o BIM é gerenciar a utilização dos recursos, de forma a evitar desperdícios. Dessa forma, os recursos serão bem utilizados durante a obra, sem excessos.

2. Maior eficiência em toda a fase de projeto e construção

O projeto é realizado de forma mais rápida porque tudo é feito de forma integrada. Arquitetos, engenheiros e construtores trabalham em conjunto, em um sistema integrado que permite a atualização em tempo real de qualquer modificação nos projetos. Isso deixa toda a fase de projeto mais simples, diminuindo para quase zero a quantidade de inconsistências entre esses projetos. Dessa forma, qualquer inconsistência pode ser corrigida de maneira rápida, antes mesmo da finalização do projeto. Por conta disso, a construção acontece de maneira mais fluida, sem
interrupções.

3. Diferentes tipos de projetos

Com o BIM, fazer projetos de construções modulares ficou muito mais simples. Dessa forma, a equipe responsável não precisa ficar se deslocando para a criação do projeto e nem para a realização dele. Tudo pode ser feito a distância, com uma maior praticidade e com prazos menores. O BIM possui todo o detalhamento necessário para que as peças possam ser construídas mesmo a distância de forma eficaz. Assim, os arquitetos podem projetar essas peças modulares que se encaixem umas às outras, que serão “montadas” conforme a necessidade de cada cliente.

4. Maior qualidade demonstrativa

Com o BIM, é muito mais fácil mostrar para o seu cliente como a obra irá ficar depois de concluída. Os modelos 3D são detalhados de forma que até mesmo a luminosidade nos diferentes períodos do dia pode ser mostrada de forma clara. É um diferencial enorme para aquelas obras que precisam de um determinado número de vendas antes de serem construídas. Dessa forma, o seu cliente pode ter uma visão bem próxima do real de como vai ser aquela estrutura depois da construção. Mas não apenas isso, com as ferramentas do BIM, é possível projetar estruturas melhores, mais bonitas e eficientes. Agora você já sabe um pouco mais sobre o BIM e todas as vantagens dessa tecnologia. Então, é só escolher quais os programas da coleção AEC são os melhores para você e para a sua empresa