Get Up to 40% OFF New Furniture Deals * Limited time only.
Software Revit

Diferença entre Revit e Revit LT

Se você está em dúvida sobre comprar Revit ou Revit LT, uma maneira de escolher qual o melhor para você é utilizar as versões de teste, caso já conheça o software completo esse artigo é para você!

Essas versões são disponibilizadas pela Autodesk e podem ser utilizadas por 30 dias. Se mesmo depois de utilizar as versões de teste, você ainda não tiver certeza sobre qual dos dois se adequa melhor às suas necessidades, podemos te ajudar.

Com o Revit, é possível utilizar toda a capacidade do sistema BIM (Building Information Modeling).

O Revit LT foi desenvolvido como uma versão simplificada do Revit. Sendo assim, é um programa completo mas com algumas funcionalidades a menos.

O objetivo do Revit LT é permitir que os arquitetos que trabalham sozinhos possam utilizar o sistema BIM. Dessa forma, os arquitetos podem ter acesso ao processo BIM sem precisar adquirir todos os recursos do Revit.

Software Revit
Software Revit

Recursos do Revit que o Revit LT não possui

Há alguns recursos do Revit que o Revit LT não possui, principalmente por ser uma versão simplificada do outro.

Mas em alguns casos, a versão simplificada é exatamente o que você precisa para realizar os seus projetos.

Separamos uma lista com todas as funções do Revit que não estão no Revit LT para te ajudar a escolher qual a melhor versão para você.

1. Implantação pela rede

Este recurso permite que você faça a instalação do Revit em vários dispositivos conectados a uma mesma rede. 

Se você não utiliza mais de uma máquina esse não será um problema. Mas caso você precise estar conectado a vários computadores, é melhor utilizar a versão completa da Autodesk. 

Diferença Revit ou Revit LT
Diferença Revit ou Revit LT

2. Modelagem da construção

Recurso Parts: permite que você divida uma coisa grande em peças menores. Por exemplo, em uma laje de um edifício você cria o modelo como uma peça única. 

Com o recurso Parts, você pode dividir esse piso em várias seções menores para, por exemplo, ajudar no processo de divisão dos ambientes.

Recurso Assemblies: essa categoria permite que você identifique, classifique, documente e quantifique combinações de elementos no modelo. 

Você pode combinar os elementos do modelo para criar uma montagem, que pode ser marcada, editada e filtrada.

Cada uma das montagens é listada como um tipo, podendo facilmente ser arrastadas para o desenho em que você estiver trabalhando no Revit.

3. Modelagem estrutural

Se você trabalha fazendo modelagem estrutural, o Revit LT pode não ser a melhor opção para você.

Todos os recursos de modelagem estrutural, como o sistema Steel connections e o sistema Trusses não estão disponíveis na versão LT. Dessa forma, toda criação e alteração deverão ser realizadas manualmente.

4. Modelagem MEP

A modelagem MEP é utilizada para projetos de instalações. É um conjunto de ferramentas que facilitam os projetos para instalações mecânicas, elétricas e hidráulicas.

Utilizando o Revit LT, você pode colocar no seu projeto itens como pias e lâmpadas, mas não há a possibilidade de conectar os canos à essas pias ou os sistemas elétricos à essas lâmpadas.

Se a sua empresa trabalha com todas as partes do projeto, utilizando o sistema BIM, a versão completa pode ser melhor aproveitada nessa situação.

5. Modelagem avançada

No Revit LT, você pode utilizar o sistema de modelagem In-place, mas apenas para a categoria Paredes.

No Revit, esse sistema permite criar elementos conectando a outras partes do projeto. Esse sistema se torna bem útil na hora de desenvolver projetos que são geometricamente complicados ou que tenham condições não padronizadas.

O sistema de edição de formas no Revit, permite que você edite, por exemplo, uma laje plana e faça a distorção da maneira que desejar. 

Seguindo o exemplo, um telhado plano com um dreno central pode ser modelado com o sistema de edição de formas.

Para fazer o mesmo processo no Revit LT, você precisará modelar algumas lajes separadamente e depois inclinar cada uma em direção ao dreno.

Um outro sistema na modelagem avançada é o sistema de parâmetros globais. Nesse sistema do Revit, é possível definir uma conexão entre os itens no modelo. 

Dessa forma, se o modelo que você está desenvolvendo precisa que todas as portas estejam a uma distância X dos cantos, você pode utilizar o sistema de parâmetros globais.

6. Apresentação e visualização

No Revit LT você não pode realizar a renderização dos seus projetos. Para fazer isso, é preciso utilizar o serviço online de renderização da Autodesk ou um outro programa.

Outro item que não está disponível na versão LT é o sistema Decals. Como o Revit LT não possui a função de renderização, o sistema Decals também foi retirado.

7. Análise

O Revit possui ferramentas para fazer análises de: 

  • área e massas; 
  • modelos analíticos;
  • cargas estruturais e condições do entorno;
  • insolação e carga térmica;

O Revit LT não possui um sistema de análise estrutural e de MEP. No Revit LT é possível realizar uma análise de insolação e de sombras, mas devem ser feitos um a um.

8. Exportação de arquivos

Assim como na importação, o Revit LT não exporta tantos tipos de arquivos que são permitidos no Revit.

Os tipos de arquivos que você não pode exportar utilizando a versão LT são: SAT, ADSK, gbXML e ODBC.

Em ambas as versões, os arquivos que podem ser exportados e importados são: DWG, DXF, DGN, DWF, DWFx e IFC.

Conclusão

O Revit é muito mais completo, com uma infinidade de ferramentas para facilitar o dia a dia dos projetistas. Mas isso não faz com que o Revit LT seja uma má escolha.

Ao utilizar as versões de teste, você vai saber qual a melhor para você. Outro fator a se levar em consideração é o orçamento. Por ser uma versão simplificada, o Revit LT se torna mais barato e ideal para alguns escritórios.

O Revit LT é muito utilizado por aqueles arquitetos que trabalham sozinhos. Com a versão LT é possível realizar o projeto de forma eficiente sem precisar do programa completo.

Mas se você precisa do Revit para trabalhar em conjunto e em várias máquinas, o Revit pode ser a melhor opção para você.